Com o objetivo de fazer uma homenagem ao dia do profissional de Letras, o docente Fábio Villani ministrou uma aula online sobre "Autoria como reflexo da trajetória profissional do educador linguístico", na noite de quinta-feira, 21 de maio.
O professor contou suas experiências como educador e motivações para a escrita de cada um de seus livros, além de discutir sobre educação contemporânea e suas principais necessidades: acolhimento, saber lidar com a imprevisibilidade e o conceito de equidade, uma vez que o aprendizado se dá, apenas, a partir de diferentes visões.
Depois descreveu o conteúdo de seu primeiro livro, que trata sobre elementos da aprendizagem e desafios por parte de idosos. Posteriormente, ele lidou com crenças e gerou seu livro seguinte em função de seus aprendizados frente à motivação de alunos.
Na sequência, mencionou um livro que veio de uma necessidade de retornar à escola, no papel de gestor, e da importância do instrumento PPP (Projeto Político Pedagógico). "A escola deve ser um ambiente transformador e, com essa leitura, conseguimos ver as fragilidades e pontos fortes dos docentes, da escola e das famílias que compõem esse espaço escolar.
Após apresentar seu último livro lançado em 2020 "O ensino de línguas na formação integral do cidadão global", Fábio contou sua experiência durante o isolamento social e que tem intensificado suas leituras sobre Shakespeare para encaminhar a escrita de um livro sobre esse autor.
Ao final, perguntas foram feitas pelos alunos e além de terem tirado suas dúvidas, eles receberam indicações de leituras.