Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - Institucional

Campo Limpo Paulista 09/06/2020

Docentes têm capacitação sobre pesquisa científica

Ao todo foram três reuniões, que têm como objetivo ajudar na criação de um Comitê de Ética em Pesquisa na Unifacp, de Paulínia, que vai beneficiar alunos, discentes e a comunidade da cidade, como em Campo Limpo

A primeira palestra abordou a ética em pesquisas realizadas com seres humanos

Se profissionalizar nunca é demais, principalmente quando esse novo conhecimento ajuda mais pessoas, como na capacitação integrada do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unifaccamp e Unifacp na quinta-feira dia 21 de maio.

A palestra teve como objetivo capacitar ainda, os 32 professores do Comitê da Unifaccamp e, a partir daí, criar um CEP na Unifacp, de Paulínia

A palestrante Sheila Cozin Nosow conta que devido ao crescimento dos cursos a demanda aumentou. “Os números de projetos cresceram e com o novo comitê, o processo de submissão de protocolos de pesquisa com seres humanos será mais rápido.”

Com essa mudança, estudantes, discentes e até mesmo a comunidade são favorecidos com estudos de iniciação científica mais frequentes.

”A palestra foi ótima, nos permitiu entender mais sobre os aspectos éticos e formas de pesquisa com pessoas”, afirmou a coordenadora Silvia Oyama.

Outros dois encontros ocorreram no dia 28 de maio, com a própria coordenadora Sílvia Oyama abordando o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e termo de assentimento, e no dia 4 de junho, com o professor Bruno Villas Boas falando sobre o “Fluxo de submissão de projetos”.

Texto: Caroline Rodrigues RA:28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.