Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - INSTITUCIONAL

Campo Limpo Paulista 08/01/2020

Alunos do Cosmos se destacam em Olimpíada de Ciências

Concorrendo com mais de dois mil participantes, três alunos conquistaram medalha de ouro, bronze e menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências, que teve final em Vinhedo

Os estudantes tiveram o suporte do professor Leonardo Tome por meio de aulas e treinamento para a Olimpíada

Participar de provas durante o período escolar é algo comum, porém, se destacar na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é para poucos. E foi o que três alunos do Colégio Cosmos, de Campo Limpo Paulista, fizeram. Asaph de Jesus Santos conquistou medalha de ouro, Isabele Porto Alves ganhou a de bronze e Bianca Silva Cadorin recebeu uma menção honrosa.

Os conteúdos abordados nas questões foram química e astronomia. Leonardo Tome, professor que acompanhou todo o processo, conta que a rotina de estudos começou um mês antes. “Eu separei provas anteriores e treinava eles com as perguntas que possivelmente poderiam cair.”

O teste foi gratuito e realizado em duas etapas em diversas escolas do Brasil. A primeira no dia 15 de agosto foi de múltipla escolha e, dentro das salas de aula de cada instituição que tiveram o interesse de participar. Entre os alunos que fizeram a prova, os que tiveram as melhores pontuações foram selecionados para a segunda etapa.

Um dos alunos destaque, Asaph relata que a boa nota veio a partir de seus aprendizados diários e seu gosto pela Ciências. “As matérias exigidas na ONC são em geral o que estudamos na escola. Além disso, costumo buscar conteúdos sobre o tema na internet.”

Mais de dois mil alunos de diversas séries participaram e as provas foram elaboradas de acordo com cada nível, divididas entre o 9° ano do Ensino Fundamental, 1°, 2° e 3° do Ensino Médio. A fase final, no dia 21 de setembro, foi em Vinhedo com as escolas da região, e contou com três questões dissertativas, A, B e C.

O coordenador Cleber Lima e a diretora Inês Santos incentivaram os alunos e, para dar um apoio aos estudantes, o Colégio Cosmos disponibilizou uma van para levá-los até o local. Leonardo se orgulha ao falar do resultado das provas, que saiu no dia 1° de novembro, e diz que quer promover mais dessas atividades externas no Cosmos. “Nós do Colégio ficamos extremamente felizes. Ter esse reconhecimento é muito bom para eles se motivarem.”

“A minha reação e a da minha família foram de felicidade, orgulho e surpresa também.”, afirma Asaph, ganhador da medalha de ouro. “Eu não esperava ter o resultado que tive, principalmente considerando que a minha rotina não teve nada a mais do que o de costume, além do fato de a prova ser difícil.’

O preparo na sala de aula e exercícios em casa foram essenciais
Cleber Lima e Inês Santos incentivaram os alunos

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Edvanderson Luiz
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.