Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - DIREITO

Campo Limpo Paulista 14/12/2019

Alunos participam de audiência e júri simulados

Práticas são feitas na sala de júri do Centro Universitário, a partir do 6° semestre do curso de Direito, e preparam os estudantes para o ambiente de trabalho que vão lidar no dia a dia

Como forma de aprendizado, estudantes de outros semestres também acompanharam os processos

Além de saber de fato a lei e como ela funciona, é de extrema importância que os discentes de Direito saibam se portar em audiências e júris. Sendo assim, professores e o coordenador Mauro Cabral organizaram atividades práticas nos dias 18 e 25 de novembro, no período noturno, e no dia 3 de dezembro, na parte da manhã.

Os processos selecionados foram passados para os alunos com um mês de antecedência, para que todos pudessem estudar, entender os casos e assumir os seus papéis, como testemunhas, juiz, promotores e outros.

Mauro Cabral conta que essa atividade é de extrema importância. “Esse é um momento em que os alunos realmente sentem o Direito. Nós deixamos os alunos preparados e treinados.”

Esses exercícios ocorrem a partir do 6° semestre do curso, na sala de júri do Centro Universitário, fazendo uma simulação mais próxima do real, até mesmo com um site com Consultas Processuais, o E-SAJ do Tribunal de Justiça.

Vinícius Azevedo, discente de Direito do 7° semestre, relata que os participantes das atividades ficaram muito contentes. “Todos se dedicaram muito. Nossa turma recebeu muitos elogios do professor.”

Os casos abordados foram de homicídio, feminicídio, crimes patrimoniais, divorcio, lesão corporal, Código de Defesa do Consumidor, ações possessórias e muito mais. Tudo isso enriqueceu o aprendizado de cada um dos presentes.

Como forma de avaliação, os professores e o coordenador acompanharam todos os momentos, analisando o comportamento dos estudante. Além disso, todos os processos utilizados são reais e já foram julgados anteriormente.

“Nessa etapa, nós vemos o quanto o aluno amadureceu. Temos pessoas que já passaram na OAB, mas essa experiência mostra a confiança deles e o quanto eles estão prontos para voar para o mercado de trabalho. Tenho muito orgulho deles”, afirma, o coordenador.

Os casos das audiências tiveram os mais variados temas
Os alunos ocuparam papéis de testemunhas, juiz e outros
As audiências foram realizadas somente pelos alunos
Os professores elogiaram os participantes

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.