Com o intuito de fazer os estudantes refletirem sobre as fragmentações da identidade social moderna, as professoras Jaqueline Massagardi e Fernanda Ferracini desafiaram os alunos com o Sarau Multipolares: Faces e Interfaces da Identidade Social Moderna, que foi apresentado na noite de 25 de novembro.
Os holofotes estavam para a criatividade e talentos dos discentes de Psicologia, que se expressaram através de performances livres, sobretudo, promovendo a interface da Psicologia, Literatura e Artes.
A abordagem dos temas foi desde os direitos humanos e os estigmas criados pelo preconceito social até a emergência pela inclusão. Falando sobre "Transtornos Multipolares", os alunos tiveram a difícil tarefa de retratar a velocidade, imediatismo e instabilidades socioambientais da sociedade contemporânea, com manifestações artísticas, como literatura, música, pintura, dança, dramaturgia, todas falando sobre a emergência por um mundo mais humano, inclusivo e sustentável.
A disciplina que estava sendo trabalhada é “Pesquisa e Intervenção em Psicologia”, e dentro dela, foi proposto que os estudantes observassem movimentos artístico-literários como o Cubismo, autores como Fernando Pessoa, além de José Saramago, e os transtornos de uma sociedade que parece cada vez mais multifacetada, fragmentada e multipolar, desafiando a homogeneidade pregada pela globalização.
Com essa ação, os alunos fizeram uma pesquisa e produção textual e oral para verbalizar a interpretação de cada um a respeito da sociedade moderna, promovendo assim, a interação da linguística textual, das artes e da psicologia, na formação de universitários e psicólogos mais completos e inovadores.
Jaqueline Massagardi, uma das professoras que assistiu o evento e deu a direção para que os discentes fizessem isso acontecer, conta que o resultado foi surpreendente. “Nas apresentações, todos mantiveram os olhos arregalados e com lágrimas, e os corações apreensivos e aquecidos.”