Na vida acadêmica muitos eventos importantes são realizados e, para preparar os estudantes de Medicina Veterinária para um congresso científico, o professor Alexandre Lourenço propôs um trabalho que foi apresentado na noite de segunda-feira, 25 de novembro.
Os temas abordados complementam o conteúdo da disciplina que não conseguem ser abordados em sala de aula. Assim, os alunos tem contato com uma das mais clássicas formas de comunicar a pesquisa científica, que é através de sessões de pôsteres.
Os assuntos foram sorteados pelo próprio professor, e, os trabalhos foram elaborados em duplas. Para entenderem e produzirem com mais propriedade o trabalho, os alunos começaram a se preparar para o seminário um mês antes, e se basearam em artigos científicos.
Rayana Chagas conta que gostou do método proposto e que deve ser utilizado mais vezes, pois dinamiza o ensino. “A apresentação dos banners já foi uma preparação para futuros projetos que muitos de nós vamos participar. E também para o TCC, é claro.”
O professor simulou uma apresentação como se fosse em um congresso de verdade, então, para ter uma boa performance tínhamos que também dominar o assunto, relata a aluna que fez o trabalho sobre o “Gênero Leptospira”. “Durante a apresentação, o professor orientou o que deveria ser melhorado e ressaltou os pontos em que fomos bons.”