Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - MEDICINA VETERINÁRIA

Campo Limpo Paulista 26/11/2019

Odontologia em equinos é tema de aula na Veterinária

Dentro de um rancho, os estudantes tiveram uma experiência diferenciada com o professor Danilo, sobre como funciona a odontologia nos cavalos, e como ela ajuda na saúde dos animais

Os alunos aprenderam protocolos de sedação e tranquilização, e tiveram uma aula de odontoplastia ao vivo

Com o objetivo de mostrar a aplicação clínica da odontologia nos equinos dentro da medicina preventiva e esportiva e no bem-estar animal, o professor Danilo Silva organizou uma aula com os alunos de Medicina Veterinária, no domingo, 3 de novembro, no Rancho Coyote, em Itatiba.

O conteúdo abordado foi a introdução e o histórico da odontologia equina, nomenclatura clínica triadan, patologias dentárias, introdução na distribuição fisico-mecânica dos elementos dentários, cronologia da erupção dentária, exame físico e anamnese do paciente odontológico, protocolos de sedação e tranquilização, além de uma aula de odontoplastia ao vivo.

A mastigação também participa do processo inicial de trituração e digestão dos alimentos, ou seja, a prática da odontologia influencia diretamente na fisiologia e absorção de inúmeros nutrientes dentro do organismo dos cavalos.

Essa imersão em diferentes áreas da clínica médica e cirúrgica foi muito importante para futuros profissionais, já que, através do estudo e da prática, além de obterem aprimoramento e conhecimento, os alunos também puderam adquirir um direcionamento dentro da vida acadêmica, além de receber um certificado pelo mini-curso.

Segundo o professor, o feedback dos alunos foi extremamente positivo. “A ação contribuiu na formação de profissionais, que, em breve, estarão no mercado de trabalho, dentro da medicina equina, ou em qualquer outra área que venham a seguir carreira.”

Os alunos aprenderam diversas técnicas
Os estudantes tiveram uma vivência no rancho

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.