Para contextualizar a aula de rítmica com curiosidades e informações históricas sobre o forró, o pesquisador Salatiel DCamarão, que trabalha no cenário cultural há mais de 30 anos, visitou os alunos de Licenciatura em Música, na quinta-feira, 10 de outubro.
O convite para a participação surgiu do aluno Willian Delmondes, que faz parte de um projeto de resgate e valorização da cultura brasileira com foco no forró.
Atuando como músico, cantor, professor de música e produtor (musical, executivo e cultural), a formação de Salatiel é constituída através de um curso técnico de música pelo Conservatório Pernambucano de Música, Licenciatura Plena em História, e Pós-graduação em História do Nordeste com ênfase em Pernambuco através da Fundação de Ensino Superior de Olinda – Funeso.
O pesquisador falou a respeito da história do forró, da categorização do estilo musical e seus gêneros, do processo de urbanização do folclore para a música fonográfica, análise de partituras e prática do ritmo.
A professora do curso, Monique Traverzim conta como foi a experiência dos alunos. “Foi um momento rico de muito aprendizado teórico e prática sobre o forró nordestino.”