Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 07/01/2020

Professor é eleito coordenador da área da Microbiologia

A partir de estudo sobre o conhecimento de alunos que ingressam em faculdades, Alexandre Lourenço apresentou um pôster em Maceió e foi eleito para coordenador de ensino de Microbiologia

O conteúdo dentro do pôster foi fruto de uma pesquisa realizada pelo professor com os alunos da Unifaccamp

Como uma forma de compartilhar estudos, o professor Alexandre Lourenço apresentou um pôster sobre "performance em conhecimentos gerais como predição de desempenho específico”, nos dias 6 a 9 de outubro, no 30º Congresso Brasileiro de Microbiologia, em Maceió.

Além da apresentação, Alexandre foi eleito para o cargo de coordenador da área de ensino da Microbiologia da Sociedade Brasileira de Microbiologia.

O projeto tem um co-autor, o professor Valdecir Marvulle, da Universidade Federal do ABC, e foi constituído pela criação de uma pesquisa cognitiva que avalia de modo simples e rápido o desempenho dos estudantes nas faculdades particulares.

Com um questionário, o material analisa a situação que os alunos ingressam na universidade privada, já que os processos seletivos não são tão disputados quanto os das públicas. O professor conta que recebeu ajuda nesse processo. “O trabalho envolveu a área de ensino e os estudantes da Unifaccamp. Nós analisamos as perguntas respondidas por eles.”

Dependendo do resultado, isso poderia impactar diretamente no rendimento da aula, no aprendizado, e também na maneira que o professor tem que lidar com discentes que tiveram bases de conhecimento desiguais.

As 25 questões de múltipla escolha são relacionadas ao raciocínio lógico, matemática, vocabulário, conhecimentos gerais sobre ciência, atualidades sociais, percepção da falácia de mitos tradicionalmente difundidos, capacidade de interpretação e conhecimento histórico.

A conclusão do teste foi que mesmo tentando ser abrangente, atualizado nos temas e ser baseado em uso aprimorado anterior, ele não conseguiu servir como estimativa de desempenho futuro.

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.