Para representar visualmente elementos de Geografia e Engenharia Civil, a professora Fernanda Lobo organizou com os alunos dos respectivos cursos uma exposição de maquetes sobre “Geologia aplicada a Engenharia e a Geografia”, na quadra do Centro Universitário, na noite de segunda-feira, 3 de junho.
Apesar do tema ser igual para todos, o que diferenciou os trabalhos foi a criatividade, mostrando diferentes visões sobre o assunto. Além das maquetes, todos os discentes produziram seus banners e ocuparam estandes para a apresentação.
Os conteúdos abordados apresentaram as diferenças entre as estruturas de prédios de locais onde os terremotos são frequentes e onde não há risco desse fenômeno; tipos de contenção para escoamentos e locais propensos a infiltrações; como prevenir escoamentos de água; soluções para a erosão do solo, como escada hidráulica; como o solo da Terra é formado, e até mesmo simulações de terremoto.
Os estudantes utilizaram fontes confiáveis como base para o trabalho, como a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, dados de terremotos reais e de prédios que realmente foram construídos.
Tamires Carvalho, do 3° semestre de Engenharia Civil, conta que o projeto contribuiu muito para sua vida acadêmica. “Nós conseguimos vivenciar e mostrar na prática alguns conteúdos que nós estudamos. ”