Declarar o Imposto de Renda é praticar a cidadania, e pela sétima vez, a Unifaccamp oferece gratuitamente para os moradores de Campo Limpo Paulista e região o mutirão para ajudar no preenchimento do documento. Neste ano, o evento começou no dia 6, prossegue nos sábados 13 e 27 de abril e tem horário de atendimento das 13 às 17 horas.
Para uma melhor organização, já que há uma grande demanda, ao chegar, era preciso pegar uma senha e passar por uma triagem para a checagem de documentos, como: declaração do ano anterior, informes de rendimentos, saldos de contas bancárias e documentos de compra e venda de bens como casa, apartamento e automóvel. Logo depois, a comunidade era encaminhada para uma das salas de atendimento, o processo todo demora cerca de 40 minutos.
Além de aprenderem durante o curso, os alunos que fizeram as declarações participaram de um treinamento também. Tamires Ribas, aluna do 5° semestre de Ciências Contábeis, conta que é seu primeiro ano como participante do mutirão. “Aprender e poder aplicar na prática é uma oportunidade muito valiosa, e nós que vamos trabalhar com isso no futuro temos que aproveitar isso.”
Marcos Erickson Sant'Anna, professor da Instituição, diz que o evento é um sucesso, contando em média com 60 atendimentos por sábado, e concorda com o objetivo do evento: “Além de auxiliar a população com as declarações, a ideia é que o aluno possa sair da Universidade com a prática e a experiência de atender a pessoas.”
Várias pessoas estiveram presentes na abertura do atendimento, no dia 6 de abril, como Romário Azevedo, aposentado e morador de Campo Limpo. “É a primeira vez que faço o imposto no Centro Universitário. É uma ótima iniciativa, já que muita gente não tem condição de pagar para isso e fazer sozinho não é fácil.”
Ao final do dia de atendimento, os professores aprovavam os documentos elaborados pelos alunos. Leiliane Furquim, do 6° semestre de Ciências Contábeis, revela que aprendeu tudo na Instituição: “Hoje em dia declaro o meu e da família toda também.”