Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - ENFERMAGEM

Campo Limpo Paulista 02/03/2019

Alunos participam do Conselho Municipal de Saúde

Para conhecer melhor o funcionamento do SUS, professor José Paulo e seus alunos de Enfermagem da Unifaccamp participaram da Audiência Pública de Saúde na Câmara de Cajamar

Estudantes de Enfermagem do 8º semestre, juntos com o professor José Paulo, no Conselho Municipal de Saúde

Como graduando de cursos ligados à Saúde, conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental, pois o aluno poderá atuar nessa área. Sendo assim, para entender melhor o sistema, o professor José Paulo levou estudantes de Enfermagem da Unifaccamp para participar da Audiência Pública (Saúde) Quadrimestral de Prestação de Contas junto à Câmara Municipal de Cajamar no dia 28 de fevereiro.

Com o intuito de mostrar a real estrutura do SUS aos alunos e às pessoas presentes, o gestor do SUS local demonstrou os recursos gastos no quadrimestre, bem como a produção dos serviços de saúde no período, apontando os objetivos alcançados e outras informações epidemiológicas do período avaliado.

Entre os participantes do Conselho Municipal de Saúde, os usuários do SUS compõem 50%, que são eleitos nas Conferências Municipais dentre os setores da sociedade como: representantes de central de ambulâncias, saúde mental, saúde do escolar, vigilância sanitária, zoonoses, hospital municipal, e outros. O restante são os prestadores de serviços e trabalhadores da Saúde. Demostrando assim, transparência com o que acontece nessa área.

O professor José Paulo destaca a importância de manter os alunos próximos do mercado de trabalho: “Saber a realidade do emprego é ótimo para eles. O aluno como futuro trabalhador ou mesmo gestor no SUS já começa a receber informações, tendo em sua grade o contato com a realidade do sistema em que estará inserido, conhecendo os direitos e deveres legais de um prestador de serviço desse campo."

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.