Já pensou em viajar, ter vivências incríveis e ainda aplicar o conteúdo estudado em sua graduação? Foi o que Gabriel Elias Miranda, de 22 anos, fez. Estudante de Jornalismo do 7° Semestre, na Unifaccamp, resolveu ficar no Peru por 45 dias para oferecer sua experiência a crianças e adolescentes em condições desfavoráveis.
Esse intercâmbio de voluntariado foi voltado para ensinar jovens sobre a cultura brasileira, música, jornalismo e o meio ambiente. Assim, Gabriel pôde compartilhar suas experiências em reuniões com outros intercambistas do mundo e a comunidade da cidade de San Juan de Miraflores, no Peru.
O projeto Activ Art lida com crianças de 2 a 16 anos. O estudante conta que o que mais cativou os alunos foi a aula de Introdução ao Jornalismo: “Trabalhamos sobre o que é notícia, apuração de fontes, como desenvolver uma matéria e também diagramação. Alguns desenvolveram seus próprios textos e postaram na internet”.
A rotina de aprendizagem das crianças era de segunda à sexta, das 9 às 14 horas, e, além de aprenderem a como escrever um texto, praticaram o modo de se portar em frente às câmeras e dicas para gravações. “Sou apenas um estudante, mas passei para eles o conteúdo da mesma maneira que foi passado para mim”.
Morando com uma família peruana junto a brasileiros e colombianos, Gabriel saia da casa e andava por mais de uma hora para chegar a ONG. "Um lugar muito vulnerável e que necessitava de um projeto como esse para alegrar a vida dos jovens", conta.