Durante o mês de outubro, orientados pela professora Sílvia Aparecida Fortunato Santos, os alunos de Letras das disciplinas Metodologia e Prática do Ensino Fundamental e Médio e Prática de Estágio Supervisionado II, terceiros e quartos semestres, confeccionaram caixas de papelão para arrecadação de livros e divulgaram pedidos para coletar exemplares por meio de e-mails, cartazes e boca a boca em salas de aulas de todos os prédios da instituição.
Com o propósito de sensibilizar o sujeito através do contato com as obras literárias e oportunizar um momento àqueles que muitas vezes não encontram um espaço para viajar no mundo da literatura, alguns alunos estiveram nos dias 27 de outubro e 24 de novembro, datas que aconteceram vestibulares e feira de profissões, socializando passagens de alguns romances, declamando poesias e oferecendo os livros arrecadados para aqueles que se interessavam.
Além desses eventos, houve ainda visitas às salas de aula durante os intervalos, também disponibilizando a entrega de flores, marcadores de páginas, a construção de uma árvore literária e a nomeação das salas de aulas com nomes de poetisas.
Outra ação foi que o estudantes proporcionaram aos alunos do prédio 13 uma homenagem à cada sala de aula, denominando-a com uma poetisa e a passagem de uma de suas obras. E ainda foi disponibilizada no mural do mesmo prédio uma árvore, para que aquele que passar por ela possa deixar a sua mensagem em uma das folhas.
A finalidade de todas estas ações foi humanizar por meio da sinestesia, envolvimento psicológico e pelo aguçamento da curiosidade o que um livro pode conter, além de aprimorar a linguagem e desenvolver a capacidade de comunicação com o mundo em variadas esferas.