Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - ENFERMAGEM

Campo Limpo Paulista 15/02/2019

Professora da Unifaccamp promove Arte Gestacional

Desenho e pintura alegram a gravidez e proporcionam o bem-estar e felicidade de gestantes; trabalho é desenvolvido pela professora de Enfermagem e jornalista Manoela Rodrigues

Carimbo feito posteriormente na fralda, eternizando o momento da pintura

Ser gestante é algo singular e lindo. E, para deixar esse momento ainda mais especial, a professora de Enfermagem na Unifaccamp, enfermeira obstetra e jornalista, Manoela Rodrigues, desenvolve um trabalho chamado Arte Gestacional, que consiste em pinturas tendo a barriga da mulher como tela.

A arte promove o relaxamento da mãe e do bebê, além de uma ligação muito forte dos dois. As mulheres costumam solicitar próximo ao final da gestação, quando a barriga está maior e o espaço para desenho também. Mais que um momento especial, a pintura é bastante usada em eventos como: “Despedidas de Barrigas”, “Chás de Bênçãos”, “Chá Revelação”, “Chá de Fraldas” ou mesmo sessão de fotos.

A artista Manoela mantém atendimentos particulares e reserva horários para trabalho voluntário: “Durante as aulas de Obstetrícia, peço que os alunos convidem gestantes para fazermos uma simulação realística de atendimento. Em agradecimento, costumo presenteá-las com uma sessão de Arte Gestacional.”

O atendimento da profissional é domiciliar e o desenho de acordo com a vontade da gestante, com cores preferidas e posição que o bebê será retratado. A mulher ainda pode eternizar o desenho: “Podemos carimbar numa fralda e depois transformar em um quadro.”

A Arte Gestacional é uma ferramenta para melhorar o bem-estar da gestante. A artista conta que acaba criando um vínculo muito forte durante toda a assistência, pelo fato de também ser enfermeira: “Recentemente me emocionei com o carinho de dois irmãos mais velhos ao bebê que iria chegar. A todo momento diziam que amavam a irmãzinha e me pediram que desenhasse muitos corações.”

Para agendamentos de sessões com Manoela, o WhatsApp é (11) 99608-0025.

Processo de criação e pintura leva pelo menos duas horas
Enfermeira Manoela e duas gestantes que auxiliaram nas aulas

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Divulgação
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.