O aluno de Letras, Diego Honório, apresentou, no dia 5 de outubro, dois projetos que lotaram o Anfiteatro do Centro Universitário Campo Limpo Paulista, proporcionando reflexão e um novo olhar sobre a Educação, tema de seus estudos. Em decorrência de sua vontade de uma experiência educacional em outro país, Diego desenvolveu sua pesquisa de Iniciação Cientifica, denominada “Brasil e Argentina: Análise comparativa das políticas públicas educacionais e as consequências na qualidade de ensino”, com o objetivo de contrapor as leis educacionais vigentes de países como Brasil e Argentina.
A orientadora das atividades foi a professora Jaqueline Massagardi Mendes, que direcionou as duas ações e também teve uma grande participação na gravação do documentário, assim como o professor Fábio Luiz Villani.
Fruto de entrevistas e coletas de materiais para o estudo sobre a aplicabilidade da lei brasileira na realidade educacional da educação pública, surgiu a produção do documentário audiovisual “Pública e Gratuita”. Participaram do vídeo alunos, professores e diretores de escolas da rede pública, de cidades como Jundiaí, Franco da Rocha, Francisco Morato e São Paulo.
Mostrando diferentes vivências e olhares, eles deliberaram, principalmente, sobre os aspectos encontrados no artigo 2º das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, que determina que “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Clique aqui e assista o documentário completo!