Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - LICENCIATURA

Campo Limpo Paulista 12/02/2019

Aluno produz pesquisa e documentário sobre Educação

Estudante Diego Honorio utilizou como tema da Iniciação Cientifica o contraste da educação brasileira e argentina, e a escola pública como assunto principal do documentário

Alunos que participaram do documentário Pública e Gratuita, que contrasta a educação nos dois países da América do Sul

O aluno de Letras, Diego Honório, apresentou, no dia 5 de outubro, dois projetos que lotaram o Anfiteatro do Centro Universitário Campo Limpo Paulista, proporcionando reflexão e um novo olhar sobre a Educação, tema de seus estudos. Em decorrência de sua vontade de uma experiência educacional em outro país, Diego desenvolveu sua pesquisa de Iniciação Cientifica, denominada “Brasil e Argentina: Análise comparativa das políticas públicas educacionais e as consequências na qualidade de ensino”, com o objetivo de contrapor as leis educacionais vigentes de países como Brasil e Argentina.

A orientadora das atividades foi a professora Jaqueline Massagardi Mendes, que direcionou as duas ações e também teve uma grande participação na gravação do documentário, assim como o professor Fábio Luiz Villani.

Fruto de entrevistas e coletas de materiais para o estudo sobre a aplicabilidade da lei brasileira na realidade educacional da educação pública, surgiu a produção do documentário audiovisual “Pública e Gratuita”. Participaram do vídeo alunos, professores e diretores de escolas da rede pública, de cidades como Jundiaí, Franco da Rocha, Francisco Morato e São Paulo.

Mostrando diferentes vivências e olhares, eles deliberaram, principalmente, sobre os aspectos encontrados no artigo 2º das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, que determina que “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Clique aqui e assista o documentário completo!

Estudantes que dialogaram durante o vídeo
Estreia dos projetos no anfiteatro da Unifaccamp

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Diego Honorio
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.