“A Indústria Cultural como Instrumento de Alienação e Dominação na Sociedade do Espetáculo” é a obra mais recente do professor Samuel Antonio Merbach de Oliveira, que ministra aulas na Unifaccamp.
O livro tem o intuito de mostrar como o modo de produzir cultura no período industrial capitalista, ou seja, nos dias de hoje, influência a sociedade. O escritor também analisa o Freudomarxismo, conceitos de Marx, Freud e seus seguidores, e teorias da escola de Frankfurt explicando a forma como a arte é manipulada para alienar as pessoas.
O autor é formado em Direito, Filosofia, História e está cursando Licenciatura em Pedagogia, além de ser pós-doutor em Psicologia e Filosofia. Ele explica: “Tenho ligação com as respectivas áreas e todas elas de alguma maneira estão ligadas ao tema central do livro: a comunicação. Exemplificando, na Filosofia se estuda filosofia da linguagem, o Direito trabalha a parte jurídica da Comunicação e assim por diante.”
O pedagogo atua na Unifaccamp desde 2001, sendo que já lecionou nos cursos de Administração, Engenharia, vários de Gestão, e atualmente está no Direito.
O livro é fruto do trabalho de Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Argentina John Kennedy, concluído em um ano. E o profissional conta que “a Editora Paco se interessou pelo trabalho e fez a publicação.”
O livro pode ser adquirido no site da Editora Paco, na livraria Leitura do Maxi-Shopping de Jundiaí e em várias outras da cidade e região. Outra obra do professor é "O Socialismo Liberal na Filosofia de Norberto", disponível na Biblioteca da Unifaccamp.