No contexto de ações comunitárias, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, coordenado pela professora Fernanda Lobo, realizou um seminário denominado Plano Diretor e Recursos Hídricos no Município de Campo Limpo Paulista.
As palestrantes convidadas Patrícia Martinelli e Renata Ferreira compartilharam seus conhecimentos com os discentes e os munícipes, visando ampliar as discussões sobre a importância do envolvimento da comunidade nas discussões do Plano Direitor, refletindo sobre um município democrático, ambientalmente equilibrado, com fluidez no espaço.
Visita técnica Rios Descobertos
O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental também promoveu, em agosto deste ano uma visita técnica à Exposição Rios Descobertos, promovida pela curadoria do Sesc Jundiaí. A visita foi acompanhada pela coordenadora Fernanda Lobo.
A exposição ofereceu uma experiência tanto cultural e sensorial quanto científica a respeito da relação dos rios com a ocupação humana.
Com instalações que contam com alta tecnologia de projeções, modelos 3D de relevo da região da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, puderam ser observados fatores naturais, sociais e até afetivos e de memórias desta região do Médio Tietê, que abarca a área onde grande parte dos discentes vive e trabalha.
As instalações permitiram explorar a geomorfologia regional, grandes aquíferos, áreas de riscos, mudanças nos padrões de ocupações, distribuição da densidade de ocupação, áreas de preservação ambiental e a sobreposição de rios pelas manchas urbanas.
Também estavam disponíveis na mostra registros, cartas, trechos de livros que remetem a memória de ocupação do Médio Tietê.
O aproveitamento dos alunos foi profundo e intenso dado o alto poder de imersão que a instalação visual ofereceu, garantindo o uso de todos os recursos em prol de uma consolidação de alguns conhecimentos e iniciação em outros.