A Obstetrícia é uma área que encanta os alunos da Enfermagem. Conhecer os mistérios da geração de uma nova vida, aprender os cuidados a serem prestados às gestantes e a importância da Humanização durante o trabalho de parto e parto são tópicos importantes da disciplina ministrada durante o quarto semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da UniFaccamp. Sob a coordenação da Professora Doutora Silvia Oyama, o curso procura incentivar novas técnicas de ensino, como a simulação realística. Foi exatamente o que aconteceu no último dia 26 de outubro, quando os alunos tiveram uma aula diferente no laboratório.
A professora Manoela Rodrigues, enfermeira obstetra, preparou uma aula com a presença de quatro gestantes. Os alunos foram divididos em grupos e convidados a simularam uma consulta de pré-natal coletivo, com direito à anamnese (entrevista e escuta qualificada das queixas das pacientes), exame físico (verificação de sinais vitais, peso e altura), avaliação nutricional e da situação vacinal, além do exame obstétrico com a verificação da posição do bebê no útero, ausculta dos batimentos cardíacos fetais e medida da altura uterina.
“ Além de praticarem o que já tinham estudado na teoria, a emoção de pela primeira vez conduzirem uma consulta e orientarem as gestantes, ainda que sob supervisão, funciona como um momento mágico de aprendizagem para os alunos. Vejo que se encantaram e eu, como professora, me senti realizada”, opina Manoela.
As gestantes também adoraram a experiência e ainda ganharam como lembrança o agendamento de uma sessão de Arte Gestacional, onde a própria barriga da grávida serve como tela de pintura quando procurasse ressaltar toda a beleza deste momento de espera. “A aula foi maravilhosa. Ouvir o som do coraçãozinho do meu filho ao lado dos meus colegas foi um grande prazer”, confessa a aluna e também uma das gestantes, Andreza Gaspar.