Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - Enfermagem

Campo Limpo Paulista 24/08/2018

Alunos aprendem sobre a importância da amamentação

No mês de agosto é celebrada a Semana Mundial de Amamentação, e os alunos do Curso de Enfermagem discutiram nas aulas sobre o valor e as dificuldades do aleitamento materno

Profª Maria Manoela Duarte com a convidada Renata Rosa durante a aula importante para os futuros enfermeiros da Unifaccamp

Esse mês é conhecido como Agosto Dourado, período que destaca a importância da amamentação e os cuidados que a mãe e o bebê precisam ter. Por isso, os alunos de Enfermagem aproveitaram uma aula descontraída e fundamental para a profissão.

Maria Manoela Duarte, enfermeira obstetra, jornalista e especialista em docência para profissionais de Saúde foi a idealizadora de uma aula diferente. “A ideia era de fazer algo em que o aluno saísse da posição de apenas espectador para fazer parte da discussão, compartilhar experiências e pensar em soluções. Convidei uma jovem mãe, residente em Campo Limpo Paulista, para contar sua experiência com a amamentação. Previamente já sabia que vivenciou dificuldades. Montei um ”talk show" em que fui a mediadora e, durante a primeira parte da aula, a convidada respondeu questões minhas e dos alunos, expôs suas dúvidas, medos e frustrações. Algumas alunas também puderam contar suas próprias experiências.”

"A professora me procurou por mensagem mancando o dia da palestra, então falei que não estava amentando, mas ela insistiu que eu fosse pois poderia até mesmo me ajudar nessa questão. Uma pena que foi tarde conhecê-la, creio que estaria amamentando ainda se tivesse conhecido antes, mas tenho planos de ter mais filhos e com o que foi falado durante a aula será útil para que possa me preparar para uma futura amamentação. A aula foi maravilhosa, não tem como tirar os olhos dela com tanta bagagem de conhecimento e um jeito doce de explicar", comenta Renata Faria Cardoso Rosa, 24, que é auxiliar de monitoramento.

Os alunos ainda tiveram uma discussão sobre a importância da amamentação e assuntos relacionados à saúde da mãe e do bebê .“A segunda parte da aula contou apenas com os alunos, que puderam repassar as origens do movimento a favor da amamentação, seus objetivos e desafios; o papel do enfermeiro neste contexto; as leis brasileiras que protegem a amamentação e os benefícios do ato para o bebê, para a mãe, para a família e comunidade. O enfermeiro é um educador e seu papel na construção de um mundo melhor é fundamental”, lembra Maria Manoela Duarte.

Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Maria Manoela Duarte
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.