Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - LETRAS

Campo Limpo Paulista 08/09/2022

Professoras participam de documentário da ONU

Organização Internacional para as Migrações (OIM) esteve em Jundiaí com a ONG Panahgah para gravar um vídeo mostrando o trabalho desenvolvido com refugiados do Afeganistão

fique por dentro
As aulas ministradas por professores e alunos da Unifaccamp tem foco no Português de acolhimento

A professora de Letras Jaqueline Massagardi Mendes e a professora Sílvia Fortunato, de Pedagogia, ambas do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp), estão intermediando a parceria entre a ONG Panahgah com os alunos da Instituição para ministrar aulas de Português aos refugiados do Afeganistão desde o primeiro semestre de 2022.

As aulas de português para crianças e adultos vindos do Afeganistão, ministradas na Escola Cristã, em Jundiaí, recebeu a equipe da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Organização das Nações Unidas (ONU), para fazer imagens e entrevistas com os participantes do projeto para compreender e criar uma série de quatro capítulos sobre o acolhimento e as expectativas dos refugiados no Brasil.

Para a professora Jaqueline, a participação dos alunos de Letras está muito além do aprendizado prático. “Envolver-se com o ensino aos refugiados é demonstração de proatividade, resiliência e amor em ação do que propriamente dominar a língua! É muito mais sobre estar disposto a compartilhar seu dom do que sobre ser detentor de conhecimentos.”

A professora fala com emoção sobre fazer parte da ONG Panahgah. “Fazer parte deste projeto é como mover a essência de tudo que faço, que sempre vem acompanhado por uma missão e um propósito de vida. Foi para isso que estudei e me tornei professora.”

Em junho, o curso de Letras fez uma palestra junto com apresentações de trabalhos sobre a questão dos refugiados no Brasil junto com a ONG Parahgah no Anfiteatro da Unifaccamp. Na ocasião, a professora Jaqueline disse que o Português de acolhimento é muito além do que apenas ensinar. “Envolve muito mais do que apenas ensinar, é também sobre acolher, amar e incluir esse povo”. E hoje ela reforça que o projeto representa um chamado. “É como compreender que somos todos incrivelmente iguais e irmãos".

Desde agosto de 2021, o povo afegão encontra-se em situação de vulnerabilidade e violência grave contra seus direitos. Só neste ano, 24 famílias de refugiados foram recebidos pela ONG Panahgah, organização não-governamental brasileira responsável, em parceria com a ONU, por trazer os afegãos para o Brasil, bem como colocá-los na vida em sociedade e cuidar de sua alfabetização em português.

Fique por dentroProfª Jaqueline Mendes, Profª Sílvia Fortunato e Isabela Fortunato

Texto: Isabela Mendes
Foto: Divulgação
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.