Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 09/06/2022

Alunos de Veterinária aprendem sobre exame de Urinálise

Aula prática ensinou estudantes sobre a triagem que faz parte da rotina veterinária; atividade foi no Laboratório de Microscopia da Unifaccamp, que recentemente recebeu uma série de melhorias

As cores do resultado podem representar diferentes diagnósticos

Os alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) participaram durante a aula Diagnóstico Laboratorial da prática do exame de Urinálise, com supervisão do professor João Baqui, no dia 31 de maio.

A prática da Urinálise tem o objetivo de estabelecer o conhecimento teórico e a vivência sob ponto de vista clínico-laboratorial, desde a escolha do método de coleta da amostra, realização da técnica, até as possíveis interpretações das alterações observadas durante a aula. “Outro ponto importante é conscientizar os alunos de que as avaliações física, química e sedimentos da urina devem ser mais utilizadas na rotina clínica pela riqueza de informações, custo e por ser um material biológico de fácil acesso”, explica o professor João Baqui.

O LABORATÓRIO:

O Laboratório de Microscopia da Unifaccamp, onde acontecem as práticas, passou por uma melhoria recentemente, assim todas as necessidades dos alunos e professores são atendidas durante as aulas. Agora, o Laboratório de Microscopia conta com sala climatizada, ambiente amplo com excelentes espaços para circulação, microscópios com transmissão simultânea em duas TVs, lousa branca de apoio didático e/ ou apresentação de slides, tomadas estrategicamente localizadas, e segue todas as exigências básicas previstas para o funcionamento de um laboratório.

Vista do Laboratório de Microscopia
A sala conta com uma mesa apenas com microscópios
Televisão faz transmissão com o microscópio
Professor João durante a aula prática do exame de Urinálise

O professor João recebe todo o apoio necessário dos Técnicos de Laboratórios da Unifaccamp, antes e durante as aulas. “Fico muito feliz de contar com o apoio das Técnicas Rebeca Okada, Stefany e também do Olin Brambilla, que preparam todos os materiais necessários para a execução do que foi planejado. Toda esta infraestrutura com certeza repercute no aprendizado e imersão dos alunos.”.

O exame apresentado aos alunos é uma triagem de primeira linha, que faz parte da rotina clínica veterinária, pois consegue avaliar além do sistema renal/urinário, proporciona precocidade e sensibilidade diagnóstica, sendo possível estabelecer o prognóstico e a avaliação do paciente frente ao tratamento instituído. “É preciso que os alunos tenham consciência de que um simples exame de urina pode nos dar informações a respeito de diversos sistemas, seja no trato urinário, sistema circulatório, muscular, nervoso, hepático e reprodutor.”, conclui o professor.

Alunos analisaram o que significa cada cor do exame
Comparação da urina com uma folha de papel branca
Comparação da urina com uma folha de papel branca

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.