Os alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) participaram durante a aula Diagnóstico Laboratorial da prática do exame de Urinálise, com supervisão do professor João Baqui, no dia 31 de maio.
A prática da Urinálise tem o objetivo de estabelecer o conhecimento teórico e a vivência sob ponto de vista clínico-laboratorial, desde a escolha do método de coleta da amostra, realização da técnica, até as possíveis interpretações das alterações observadas durante a aula. “Outro ponto importante é conscientizar os alunos de que as avaliações física, química e sedimentos da urina devem ser mais utilizadas na rotina clínica pela riqueza de informações, custo e por ser um material biológico de fácil acesso”, explica o professor João Baqui.
O LABORATÓRIO:
O Laboratório de Microscopia da Unifaccamp, onde acontecem as práticas, passou por uma melhoria recentemente, assim todas as necessidades dos alunos e professores são atendidas durante as aulas. Agora, o Laboratório de Microscopia conta com sala climatizada, ambiente amplo com excelentes espaços para circulação, microscópios com transmissão simultânea em duas TVs, lousa branca de apoio didático e/ ou apresentação de slides, tomadas estrategicamente localizadas, e segue todas as exigências básicas previstas para o funcionamento de um laboratório.
O professor João recebe todo o apoio necessário dos Técnicos de Laboratórios da Unifaccamp, antes e durante as aulas. “Fico muito feliz de contar com o apoio das Técnicas Rebeca Okada, Stefany e também do Olin Brambilla, que preparam todos os materiais necessários para a execução do que foi planejado. Toda esta infraestrutura com certeza repercute no aprendizado e imersão dos alunos.”.
O exame apresentado aos alunos é uma triagem de primeira linha, que faz parte da rotina clínica veterinária, pois consegue avaliar além do sistema renal/urinário, proporciona precocidade e sensibilidade diagnóstica, sendo possível estabelecer o prognóstico e a avaliação do paciente frente ao tratamento instituído. “É preciso que os alunos tenham consciência de que um simples exame de urina pode nos dar informações a respeito de diversos sistemas, seja no trato urinário, sistema circulatório, muscular, nervoso, hepático e reprodutor.”, conclui o professor.