Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 24/05/2022

Aula sobre pré-natal aos alunos de Enfermagem

Prática proporcionou aos discentes uma consulta real e utilizou a simulação realística como ferramenta de aprendizagem

No Brasil, o pré-natal de risco habitual pode ser realizado pelo enfermeiro

Os alunos do 4º e 5º semestres de Enfermagem do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) tiveram a oportunidade de vivenciar uma consulta pré-natal e puderam aplicar toda a teoria estudada. A aula ministrada pela professora Mestre Manoela Rodrigues foi na sexta-feira (13).

Com a participação voluntária da gestante Gabriela Marcelino Leal, que espera seu terceiro filho, os alunos fizeram o acolhimento, análise da caderneta de gestante, anamnese, avaliação da situação nutricional (com cálculo de índice de massa corpórea), avaliação da situação vacinal, verificação de pressão arterial e acompanharam o exame obstétrico (Manobra de Leopold, verificação de altura uterina e ausculta de batimentos cardíacos fetais).

Para a professora, que também é enfermeira obstetra, a aula só traz ganhos: "Os alunos ganham pois se sentem estimulados para o futuro estágio, ganha também a gestante e seu bebê que puderam ser avaliados com qualidade, a Instituição ganha por inovar nas técnicas, ganha o sistema de saúde que futuramente terá ótimos profissionais, e eu me sinto realizada com a participação de todos.”.

Para a aluna Alice Magalhães, a aula deixou um gostinho de quero mais. “Pudemos aprender como um enfermeiro deve conduzir uma consulta de pré-natal e confesso que me emocionei muito ao escutar os batimentos cardíacos fetais e ao ver o sorriso da gestante ao ser bem assistida.”.

No Brasil, a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Decreto nº 94.406/87), garante que o pré-natal de risco habitual pode ser inteiramente acompanhado pelo enfermeiro.

Professora realizando o ultrassom para escutar os batimentos cardíacos do bebê
Os alunos prepararam um café para Gabriela e lhe presentearam com itens de enxoval

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução