Os alunos do 4º e 5º semestres de Enfermagem do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) tiveram a oportunidade de vivenciar uma consulta pré-natal e puderam aplicar toda a teoria estudada. A aula ministrada pela professora Mestre Manoela Rodrigues foi na sexta-feira (13).
Com a participação voluntária da gestante Gabriela Marcelino Leal, que espera seu terceiro filho, os alunos fizeram o acolhimento, análise da caderneta de gestante, anamnese, avaliação da situação nutricional (com cálculo de índice de massa corpórea), avaliação da situação vacinal, verificação de pressão arterial e acompanharam o exame obstétrico (Manobra de Leopold, verificação de altura uterina e ausculta de batimentos cardíacos fetais).
Para a professora, que também é enfermeira obstetra, a aula só traz ganhos: "Os alunos ganham pois se sentem estimulados para o futuro estágio, ganha também a gestante e seu bebê que puderam ser avaliados com qualidade, a Instituição ganha por inovar nas técnicas, ganha o sistema de saúde que futuramente terá ótimos profissionais, e eu me sinto realizada com a participação de todos.”.
Para a aluna Alice Magalhães, a aula deixou um gostinho de quero mais. “Pudemos aprender como um enfermeiro deve conduzir uma consulta de pré-natal e confesso que me emocionei muito ao escutar os batimentos cardíacos fetais e ao ver o sorriso da gestante ao ser bem assistida.”.
No Brasil, a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Decreto nº 94.406/87), garante que o pré-natal de risco habitual pode ser inteiramente acompanhado pelo enfermeiro.