Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - MEDICINA VETERINÁRIA

Campo Limpo Paulista 27/09/2021

Alunos aprendem a fazer exame ginecológico em equinos

Em um haras de Jundiaí, os estudantes de Medicina Veterinária tiveram prática com cavalos e, acompanhados do professor Alberto Chaya, fizeram o estudo do ciclo reprodutivo

Além das aulas nos laboratórios, os alunos também têm a oportunidade das aulas práticas fora da Instituição

Em Medicina Veterinária, as práticas com animais são essenciais e com o Hospital Veterinário da Unifaccamp elas ficam mais frequentes. Além dos pets, os alunos também têm contato com equinos, e a última aula foi no haras do aluno Roberto Aiello Jr, em Jundiaí, no dia 3 de setembro.

A aula foi sobre palpação retal em éguas. A partir dessa prática, eles conseguiram fazer um estudo do ciclo reprodutivo até o nascimento dos filhotes, fazendo a identificação da fase, se elas estavam próximas do cio, se estão prenhas ou não.

Quando a égua está prenha, um ovário fica maior que o outro e, com a técnica de palpação retal da égua, é possível sentir o útero e ovário.

Valdir Dorta Junior participou da atividade e conta que essa área é muito interessante. “Aprendemos muita coisa, através da palpação conseguimos uma série de informações.”

Nessa atividade é preciso muito cuidado. “Com cães, é mais fácil acalmar e conter, mas os cavalos têm quatro vezes o nosso peso. Eles dão coice para se defender, então, temos uma contenção que não machuca o animal e evita que ele atinja o coice”, explica Valdir.

Os alunos fizeram exame ginecológico nas éguas, acompanhados do professor Alberto Chaya

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.