Em Medicina Veterinária, as práticas com animais são essenciais e com o Hospital Veterinário da Unifaccamp elas ficam mais frequentes. Além dos pets, os alunos também têm contato com equinos, e a última aula foi no haras do aluno Roberto Aiello Jr, em Jundiaí, no dia 3 de setembro.
A aula foi sobre palpação retal em éguas. A partir dessa prática, eles conseguiram fazer um estudo do ciclo reprodutivo até o nascimento dos filhotes, fazendo a identificação da fase, se elas estavam próximas do cio, se estão prenhas ou não.
Quando a égua está prenha, um ovário fica maior que o outro e, com a técnica de palpação retal da égua, é possível sentir o útero e ovário.
Valdir Dorta Junior participou da atividade e conta que essa área é muito interessante. “Aprendemos muita coisa, através da palpação conseguimos uma série de informações.”
Nessa atividade é preciso muito cuidado. “Com cães, é mais fácil acalmar e conter, mas os cavalos têm quatro vezes o nosso peso. Eles dão coice para se defender, então, temos uma contenção que não machuca o animal e evita que ele atinja o coice”, explica Valdir.