Com um projeto de oficina terapêutica, a Enfermagem Unifaccamp propôs um dia diferenciado para os colaboradores, proporcionando um maior controle do estresse e ansiedade e até mesmo melhorando a produtividade no trabalho. A atividade foi guiada pela professora Lydiane Aline e contou com a ajuda dos discentes da área, na tarde de 26 de agosto.
Realizada em três horários, às 14, 15 e 16 horas, e com a quantidade máxima de dez pessoas por sessão, a ação contou com funcionários da tesouraria, secretaria, manutenção, educação a distância e limpeza. Os alunos que estavam presentes foram: Gabriele Couto, Helen Toledo, Keli Cristina, Suellen Magalhães, Vinicius de Oliveira e Wagner Mariano.
Logo no início, cada um preencheu uma ficha com questões sobre inteligência emocional, o que proporcionou um momento de olhar e análise sobre si. Após a parte teórica, veio a parte prática, que teve como objetivo montar bonecos sensoriais com o uso de bexiga e farinha, além disso, outros materiais usados foram novelos de lã, caneta permanente e recortes de olhos e boca para que todos usassem a criatividade para expressar como estavam se sentindo no dia.
Larissa Pereira é uma das colaboradoras da tesouraria e conta sua experiência. “Estou achando bem divertido, porque remete à nossa infância e faz com que a gente tenha vontade de passar para frente essa experiência, contar e incentivar mais pessoas a fazerem também.”
”As atividades sensoriais são brincadeiras ou dinâmicas que estimulam a coordenação motora e os cinco sentidos do ser humano: olfato, paladar, visão, audição e tato. No decorrer da ação, as formas, cores, pesos e tamanhos podem ser explorados”, explica Lydiane.