Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - Psicologia

Campo Limpo Paulista 26/08/2020

Professora da Unifaccamp dá entrevista para revista da USP

Juliana Chaves foi convidada para falar sobre “Aprendizagem na pandemia” na revista Futuro do Pretérito da Universidade de São Paulo (USP)

Dentro da matéria, a docente conta sobre sua experiência com a aula remota e suas recomendações para os alunos

Com o objetivo de falar sobre “Ensino e aprendizagem em tempos de pandemia”, Juliana Chaves, docente da Unifaccamp, deu uma entrevista à revista Futuro do Pretérito da USP.

“Os professores passaram a atuar de forma acelerada na produção de conteúdos pertinentes às aulas remotas e houve a necessidade do aprendizado de novas ferramentas tecnológicas (plataformas de aprendizagens, aplicativos de celulares, gravações de vídeo) frente ao novo contexto”, conta Juliana sobre sua experiência neste momento.

A docente explica que mesmo com o mundo caminhando para a educação EAD, há alguns empecilhos para que essa modalidade seja totalmente implantada, como alunos que não possuem acesso às ferramentas tecnológicas, professores não capacitados para lidar com novos aplicativos, falta de acesso à internet banda larga, alunos despreparados e desmotivados para lidar com a rotina de estudos no ambiente familiar.

Quando questionada sobre suas recomendações aos alunos, a professora citou o aproveitamento ao máximo das diversas ferramentas oferecidas neste período, como: Lives, conferências remotas, cursos e livros digitais, conteúdos on-line e diversas outras plataformas disponibilizadas para ajudar.

Aos futuros professores, recomendou lecionar mais do que saberes técnicos e científicos, mas ensinar as quatro competências essenciais para o século XXI : pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade.

“Além disso, sou professora do Ensino Superior e, juntamente com os alunos do curso de Psicologia, devolvemos um blog com artigos científicos acerca do tema: Isolamento social e suas consequências para a mente. Para os discentes, o projeto possibilitou o primeiro contato com a pesquisa e com a escrita científica e pude auxiliá-los a escreverem artigos e relacioná-los com o contexto de pandemia”, descreve Juliana sobre a atividade que propôs durante a aula.

Clique aqui para conferir a entrevista completa.

Texto: Caroline Rodrigues
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.