Participar do Programa de Iniciação Científica significa se dedicar cerca de dois anos para um projeto e, no encerramento, a Unifaccamp organizou o V Encontro de Iniciação Científica, que, nesta edição, ocorreu na manhã de sábado, 7 de dezembro.
Esse evento reforça a importância da formação de profissionais capacitados e engajados na região, que possam propor análises e compreensão de realidades, e com isso, gerar ações mais eficientes para soluções de problemas regionais e locais.
Patrícia Martinelli, uma das professoras orientadoras, conta que cada vez mais o mercado de trabalho tem exigido capacidades e habilidades. “O Programa de Iniciação Científica potencializa o aluno durante o processo de desenvolvimento de projetos, uma vez que eles são desafiados a identificar problemas e propor resoluções, trazendo eficiência no processo de formação.”
Durante esse período de pesquisa, os discentes são orientados a aprender de modo mais eficiente, a fazer leituras e analises com profundidade, a buscar normas e padrões para execução de seus experimentos, sejam eles sociais, laboratoriais, ou de outras categorias”.
A pesquisa de Gustavo de Freitas, do curso de Licenciatura em Geografia, tinha informações sobre riscos hidrológicos, como deslizamentos, inundações, enchentes e mais, a partir de dados obtidos junto à defesa civil municipal, organizando, classificando e identificando períodos do ano com maiores números de ocorrências de riscos, por tipo de risco e principais bairros afetados no período entre 2013 e 2017 em Francisco Morato.