O ato de ensinar exige muito mais do que conhecimento. Saber compartilhar o conteúdo de forma dinâmica e que chame a atenção do aluno também é prioridade nessa profissão. Pensando nisso, durante o mês de novembro, o professor Bruno Vilas Boas Dias fez uma atividade diferente para os alunos de pós-graduação em Terapia Intensiva: dar aula para discentes de Enfermagem e Fisioterapia.
Os alunos tiveram que elaborar uma aula, com tema de domínio, em duplas, para apresentarem. Os assuntos foram os mais diversos, como o escolhido por Juliana Valério de Souza e Erickson Caique Nonato, que falaram a respeito da Sepse, e outros grupos abordaram a hemodiálise, triagem em pronto socorro, vacinação e dor torácica.
Cada vez mais as mudanças na sociedade e a evolução tecnológica trazem a necessidade de professores mais capacitados e dispostos a conviver com as inovações para preparar os alunos para novos desafios.
No cenário atual, se dá bem na prova aquele que mais se recorda da matéria, que tem a memorização privilegiada. O professor já não é o único detentor do conhecimento. Os alunos anotam, tiram fotos do slide ou esperam a matéria ser disponibilizada depois e também buscam as informações em várias fontes.
O objetivo dessa atividade foi evidenciar aos alunos pós-graduandos que eles podem usar metodologias ativas para treinar suas equipes e promover saúde aos pacientes sem deixar a aula maçante só com o uso de slides.
Bruno Dias conta que o resultado foi surpreendente. “Os alunos da pós-graduação venceram seus temores e realizaram com louvor a missão proposta. Foi uma primeira experiência e o retorno foi muito positivo.”