Completando dois meses de funcionamento, o Hospital Veterinário da Unifaccamp é um sucesso. Com o espaço de internação pronto, cerca de 80 animais foram assistidos e todos os recursos do local estão sendo utilizados.
Com uma infraestrutura completa, os profissionais fazem consultas, exames de sangue e urina, dosagens de enzimas hepática e renal, ultrassons, cirurgias, vacinas, fisioterapia, tratamento com células tronco e oxigenioterapia. Salas de soro (fluidoterapia) e medicamentos para o uso veterinário também são disponibilizados.
Os alunos também estão tendo uma vivência no Hospital, colocando a mão na massa e acompanhando os procedimentos. Os estudantes do 3°e 4° semestre estão sendo os primeiros a participar dos treinamentos e, a partir de um revezamento, eles se dividem durante o dia.
Além da área de internação, um lavatório foi instalado para dar banhos nos animais doentes, assim como colchão térmico para dar mais conforto aos bichinhos após procedimentos e cirurgias.
De acordo com a administradora do Hospital, Silvia Oyama, o atendimento aumenta cada vez mais. “É uma ótima oportunidade para os alunos terem mais contato com situações de emergência, e também um benefício para a população, que conta com uma qualidade diferenciada.”
As 150 castrações de cães e gatos ao mês custeadas pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista e também já começaram a ser feitas. Para realiza-las, previamente, um cadastro deve ser feito na prefeitura. Para guiar os donos dos pacientes, a equipe entrega um panfleto com orientações.
O horário de atendimento, inicialmente, é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, mas a intenção é ampliar o espaço e tempo de funcionamento para 24 horas.
Ao todo, são sete veterinários trabalhando em prol da saúde dos animais. Eduardo Sant Ana, responsável pelo local, conta que o trabalho do Hospital é diferenciado. “Nós fazemos o diagnóstico completo e procuramos sempre tratar a fonte do problema, para proporcionar melhores condições aos animais.”