Com o objetivo de ilustrar as aulas ministradas na 1ª Escola de Polícia, a professora Simone Manzolli organizou uma visita técnica com os estudantes de Enfermagem e Biomedicina no Museu da Polícia Civil, em São Paulo, no dia 2 de outubro.
O local foi aberto à visitação pública em 1952, tendo como finalidade custear a formação dos alunos policiais, preservar e divulgar a história da Polícia Civil de São Paulo.
O Museu começou a ser formado na década de 20, com as armas, objetos e instrumentos apreendidos nos inquéritos policiais que eram remetidos à Justiça e posteriormente devolvidos.
Hoje o acervo reúne carros, aparelhos, objetos, roupas, armas, documentos e fotos que contam a história da Polícia Civil, além de ferramentas e objetos utilizados em delitos de grande repercussão, como o famoso crime da mala, ocorrido em 1928.
Com uma frequência mensal de aproximadamente mil pessoas, o lugar atua também como um agente educador, com o propósito de instruir os visitantes sobre a prevenção contra às drogas e do crime.