Uma alegria para os protetores de animais, a população e a comunidade acadêmica, assim foi a inauguração do Hospital Veterinário Unifaccamp, no dia 29 de agosto. O local já está funcionando normalmente das 8 às 17 horas, de segunda a sexta. O evento parou a rua do Centro Universitário e contou com a presença de mais de 300 pessoas.
Professores, representantes da área da Saúde e autoridades de Campo Limpo Paulista compareceram às 19 horas para um coquetel de abertura, no segundo andar do hospital.
O estabelecimento é privado, mas, com parceria com a Prefeitura, oferecerá 150 castrações gratuitas ao mês, além de chipagem de cães e gatos. Para ter direito ao serviço, o tutor do animal deve residir em Campo Limpo Paulista e ser inscrito no Cadastro Único.
Além de especialistas veterinários, diversos alunos estavam presentes na noite. Com discursos emocionantes, subiram ao palco e discursaram o mantenedor da Unifaccamp, Nelson Gentil, a coordenadora dos cursos de Saúde, Silvia Oyama, o Diretor técnico do local, Eduardo Sant Ana, o secretário da Saúde, Sebastião Batista, e o prefeito Dr. Japim Andrade.
Dr. Japim Andrade agradeceu a parceria. “Fico muito grato em fazer parte desse momento e ajudar o primeiro hospital. Nós estamos escrevendo uma página na história de Campo Limpo Paulista.
Silvia Oyama contou sobre o sonho do próprio curso de Medicina Veterinária e também do hospital. “Agradeço a todos que confiaram e me deram a liberdade de organizar esse projeto. Será algo que beneficiará os estudantes e a comunidade.”
Com muita emoção, confetes e mini-fogos de artifício, a faixa de inauguração foi cortada pelo mantenedor Nelson Gentil e o prefeito Dr. Japim Andrade. Após a cerimônia simbólica, todos que estavam presentes foram convidados a entrar e conhecer as dependências do novo prédio.
Julia Faria, estudante de Veterinária do 2° semestre, se surpreendeu com a estrutura. “Toda a minha turma está muito feliz, porque nos importamos com os animais e isso é benéfico para eles e para nós, que precisamos fazer estágio obrigatório. Ter um hospital na região que nos proporciona isso é ótimo.”
Ao todo, são 10 espaços diferentes, sendo eles: três consultórios de atendimento, sala para vacinação, esterilização, cirurgia, ultrassom, discussão de casos clínicos, laboratório e ainda uma sala para internação.