Com o objetivo de proporcionar aos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) uma experiência dentro de um Centro Universitário, a Unifaccamp, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Cultura e Eventos de Campo Limpo Paulista, vai para ministrar oficinas na área da Arte e Cultura no segundo semestre deste ano
Uma reunião para formalizar o acordo, ocorreu na quarta-feira (24) e contou com a apresentação dos cronogramas das aulas que serão aplicadas, assim como os detalhes e vantagens para a comunidade do projeto Prumos.
Os cursos oferecidos serão aos sábados, das 9 às 12 horas, com os temas de Comunicação e Teatro. Os conteúdos serão desenvolvidos por docentes e discentes da Instituição, promovendo assim, uma educação de qualidade utilizando os mesmos laboratórios que os acadêmicos usam, e com certificação ao final de cada uma.
Com essa aproximação dos estudantes a uma Universidade, a chance de eles continuarem nessa jornada de aprendizado é muito maior, afirma Arcilei Celio Gabriel, coordenador de Ejai. “Essa é uma ação cultural e profissionalizante de extrema importância que irá contribuir para o crescimento pessoal e social dessas pessoas.”
O programa vai começar em 10 de agosto e vai ter terminar em 14 de dezembro, dia final em que os alunos apresentarão uma mostra dos conteúdos trabalhados durante o período de aulas.
Serão disponibilizadas 50 vagas, sendo 25 para Comunicação e 25 para Teatro. A inscrição poderá ser feita junto aos professores do Ejai, e a prefeitura vai disponibilizar o transporte e lanches em todos os sábados.
Em Comunicação, o cronograma será dividido entre Jornalismo e Radio TV e Internet, trazendo práticas de fotografia, documentário, técnicas de reportagens e tudo o que acontece na produção de conteúdo para vários meios de comunicação.
Já na área teatral, três módulos diferentes serão explorados, e ao final de cada um deles, um sketch – uma peça de curta duração - será organizado. Além de conhecerem sobre os métodos básicos nesse semestre, se for de interesse dos educandos, eles poderão continuar aprendendo o avançado no próximo ano.
“Isso é o começo de um grande aperfeiçoamento", disse o prefeito dr Japim Andrade, presente à reunião. “Esse projeto não pode parar, só evoluir e crescer. A cultura é capaz de mudar muita coisa, sobretudo proporcionar o aprendizado da leitura, e assim, o entendimento do mundo.”
Reitora da Unifaccamp, Patrícia Gentil, agradeceu a presença de todos e parabenizou o programa. “A educação é algo muito gratificante, nós do Centro Universitário apoiamos tudo que for para crescimento do município e da população.”