O dia do Saci é comemorado em 31 de outubro e, por isso, estudantes fizeram uma intervenção cultural no ambiente acadêmico da Instituição com intuito de sensibilizar e dar visibilidade sobre questões culturais à comunidade do Centro Universitário Campo Limpo Paulista no período noturno.
A intervenção cultural se deu em um espaço de passagem dos alunos, onde foram exploradas questões visuais, simbólicas e auditivas sobre um mito brasileiro, o Saci. A imersão proposta permitiu aos participantes associarem a diversidade de representação do mito à miscigenação da população pelo território brasileiro, a migração deste mito para a cultura urbana e a apropriação como produto cultural contemporâneo.
Áudios sobre pessoas que já encontraram o personagem foram disponibilizados, assim como um mural para deixarem recados para ele e tirar o medo que as pessoas carregam. Os discentes organizadores também gritavam "cuidado para não pisar no Saci", tudo para chamar a atenção do público e mostrar que, na verdade, o conto pode ter qualquer forma.
Muitos não conheciam a fundo sobre o tema, somente a imagem do personagem de Monteiro Lobato, sendo assim, a partir dessa atividade, houve o reconhecimento da verdadeira história dessa fantasia brasileira. O projeto foi resultado de práticas e estudos da Disciplina de Geografia Cultural, orientado pela Profa. Dra. Patrícia Martinelli.
A mobilização teve uma aceitação muito positiva, houve participação de discentes de diversos cursos de todas as áreas de conhecimento da Unifaccamp, gerando um ambiente de aprendizado coletivo e colaborativo sobre temas que interligam traços da cultura tradicional e contemporânea.