Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - COMUNICAÇÃO

Campo Limpo Paulista 13/02/2019

Vídeo de formatura de estudante com paralisia viraliza nas redes

Vídeo de formatura de Juliano Peinado chama a atenção na internet; aluno de Rádio TV, o estudante emocionou a todos com seu exemplo de determinação ao receber diploma na terça-feira (5)

Juliano Peinado ao lado da turma de Comunicação que o acompanha durante sua graduação na Unifaccamp

Jogador de bocha paralímpico, formado em Rádio TV e Internet pela Unifaccamp, Juliano Peinado, 22 anos, é um verdadeiro exemplo de superação. O estudante lutou durante quatro anos e concluiu a graduação em 2018. Sua colação de grau foi na noite de terça-feira (5), e a cerimônia emocionou a todos os presentes ao evento e ainda nas redes sociais com a publicação de um vídeo.

Devido a uma parada cardíaca logo quando nasceu, Juliano teve danos em parte de seu cérebro, causando lesões motoras e na fala. Porém, apesar das dificuldades, o aluno se supera a cada dia, estuda, pratica esportes e serve como inspiração para todos a sua volta.

Em sua trajetória no Centro Universitário, ele realizava as mesmas atividades que o resto da turma e contava com a ajuda de Messias, seu cuidador durante as aulas. Nas práticas de edição de vídeo, somente com o dedão do pé fazia as tarefas e servia como referência aos outros alunos de que tudo é possível. Além do ato de estudar, se envolver com pessoas da mesma faixa etária e com o mesmo objetivo foi fundamental também para o desenvolvimento dele.

"O fato de ele ter entrado na Universidade já nos trouxe muita alegria", conta Isabel Costa, mãe de Juliano, “A partir da faculdade, ele se tornou totalmente autônomo, estudando e fazendo os trabalhos sozinho. Atualmente vejo o Juliano como um profissional da área de Comunicação, focado, interessado e motivado para a realização dos projetos.”

O professor Rafael Mattoso conta que se emocionou em uma das aulas de locução com o aluno: “Nesse dia ele me pediu para ler um texto e, apesar da ausência da voz, pela expressão facial, nós conseguimos perceber a entonação da fala. Todos ficamos maravilhados.”

Quando o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) chegou, Juliano não teve dificuldades. Sozinho produziu um documentário, gravado e editado por ele mesmo, contando apenas com orientações de docentes.

Juliano foi muito estimulado desde o início, com um acolhimento diferenciado por parte da dificuldade, como destaca Isabel. “A Unifaccamp é uma instituição extremamente inclusiva. Nosso sentimento na formatura foi de uma alegria imensurável.” Segundo mãe do paratleta, toda a família está profundamente emocionada por vê-lo vencendo tantos obstáculos, de maneira bem humorada”.

Estudante na cerimônia de colação de grau
Juliano e professores que o ajudaram no Centro Universitário

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Divulgação
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.