Os alunos dos cursos de Letras participaram de uma noite de saraus no Anfiteatro da Unifaccamp na terça, 27 de novembro. O primeiro, chamado Vozes Re-Veladas, em que os alunos realizaram performances artísticas baseadas em percepções acústicos-fonéticas, ou seja, transformaram em arte o que aprenderam na disciplina Fonética Fonologia, do curso de Letras.
Na sequência, foi a vez do Projeto Despertar, que já foi apresentado em outras licenciaturas, mas agora reuniu alunos do curso de Letras.
Segundo a professora Jackie Massagardi, responsável pelo projeto, o objetivo de ambos é estimular o estudante de Letras a perceber fatos gramaticais de maneira artística, quebrar o protocolo da educação em sala de aula e motivar o discente a ultrapassar os limites das aulas convencionais, promover sensibilização linguístico-literária e musical, inspirar os estudantes das palavras a promoverem uma educação mais criativa e menos técnico-formal, incentivar os alunos de Letras a transformarem aulas de Língua Portuguesa em verdadeiras oficinas de criatividade e despertar o estudante universitário para uma prática artística que intertextualiza gramática, literatura, música, dança, teatro e qualquer manifestação expressiva original.
“Nós temos de aproveitar os talentos e inclinações naturais dos discentes em prol da comunidade que os cerca , além de levar o aluno a produzir literatura e arte, contribuindo, não apenas para sua formação social, mas também para seu caráter de cidadania. Temos ainda de fazer com que o aluno desenvolva a capacidade de organizar eventos como saraus literários e oficinas de leitura e artes”, completa a idealizadora e organizadora dos eventos.