Corpo Docente do curso de Música

PROF.ª ME. MONIQUE TRAVERZIM - COORDENADORA


E-mail: monique.traverzim@faccamp.br
Monique Traverzim RibeiroMestre em Música pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP, sob a orientação da prof.ª Dr.ª Marisa T. de Oliveira Fonterrada e Bacharel em Música – Habilitação em flauta transversal – pela mesma IES. Especialista em Educação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes, onde realizou, também, o curso para Formação Pedagógica de Docentes em Música. Estudou na Universidade Livre de Música (ULM) e iniciou seus estudos de flauta transversal com o flautista Edson Beltrami.
Coordenadora e docente na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Musical, da Graduação no curso de Licenciatura em Música e professora na Pedagogia da Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP).
Participa como pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical (GEPEM), sob a coordenação da prof.ª Dr.ª Marisa T. de O. Fonterrada, com sede no IA da UNESP, e do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (GPAP), sob a orientação da prof.ª Dr.ª Mirian Celeste Martins, com sede na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou com flautista na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e como convidada na Banda Sinfônica do Estado. Participou de Festivais de Música, dentre eles: Eleazar de Carvalho, no Ceará e Festival de Inverno de Campo do Jordão – núcleo bandas, na cidade de Tatuí.
Currículo Lattes

 

LILIANA BOLLOS - PIANISTA

Liliana BollosPianista e professora, é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Música Popular e Ciência do Jazz pela Universidade de Música e Artes Cênicas (Kunst Universität Graz), graduada em Música (performance em piano – jazz) também pela KUG (Áustria) e bacharel e licenciada em Letras (FFLCH-USP). Na Áustria, país onde morou entre 1989 e 1996, atuou em diversos grupos musicais como Fernando Corrêa Quartet, Swing Collection e acompanhou artistas como o cantor americano Mark Murphy e a cantora alemã Melanie Bong. Foi aluna da classe de piano de Harry Neuwirth e teve aulas com Bill Dobbins e Mark Levine, além de participar de diversos workshops com expressivos músicos do jazz como Ray Brown, Jim Hall, Joe Pass, Sir Holand Hanna, Bill Evans (sax), Wynton Marsalis, Barry Harris, Red Mitchell, entre outros. Participou do cd “Em Contraste” de Fernando Corrêa, tendo como convidado especial o cantor americano de jazz Mark Murphy (Áustria, 1996), que foi considerado pela revista Down Beat o melhor cantor de jazz de 1996 e 97 e também no cd "Mia San Mia" do Instituto Latino-Americano de Graz, com dois grupos: Grupo Curumin e Duo Melanie Bong & Liliana Bollos (Áustria, 1993). De volta ao Brasil em 1996, a pianista já se apresentou com Alaíde Costa, Ruy Castro & Sabá Quinteto (Projeto Bossa Nova), Orquestra Sinfônica de Santo André (com o Duo Fel), Coral USP (sob a regência de Thiago Pinheiro), entre outros. Foi professora de piano popular no Festival de Música de Ourinhos (2005) e no Curso de Férias de Tatuí (2007). É integrante do Quarteto Sonoro (com Daniel Allain, flauta, Sérgio Schreiber, cello e Fernando Corrêa, violão). Tem diversos artigos publicados em revistas como Opus, Música Hodie, Contemporânea, entre outras. É professora da Faculdade de Música Carlos Gomes, do Conservatório de Tatuí e correpetidora da EMESP Tom Jobim.
Currículo Lattes

 

CLEBER DE CARVALHO LIMA - ATOR, DIRETOR E PROFESSOR DE TEATRO

Cleber LimaCleber Lima, ator, diretor e professor universitário. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu (SP) e pós-graduado em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB – Universidade de Brasília (DF). Atualmente é professor de Arte e Teatro no Ensino Fundamental e Médio, professor titular da disciplina de Arte-educação em curso de Pedagogia, professor titular das disciplinas de História, Teoria e Estética da Arte, Técnicas e Métodos de Ensino das Artes Cênicas, Epistemologia da Arte-educação no Brasil e Folclore Brasileiro no curso de Pós-graduação em Arte-educação da Faculdade Campo Limpo Paulista (SP), onde também é coordenador de área do mesmo curso. Também é diretor do Núcleo XIII de artes dramáticas, núcleo experimental de teatro da FACCAMP – Faculdade Campo Limpo Paulista e do Núcleo Dramaturgindo de Teatro – São Paulo. Já dirigiu mais de quarenta espetáculos teatrais, passando pelo drama, tragédia, comédia e musicais.
Currículo Lattes

 

PROF. MS. EDSON ALMEIDA

EdsonAlmeidaPossui graduação e Licenciatura em Filosofia pela Universidade São Francisco (1996), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é celetista da Faculdade Campo Limpo Paulista e titular de cargo efetivo do Governo do Estado de São Paulo (professor de Filosofia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, ensino de filosofia e filosofia da práxis. Também como professor de História no Ensino Básico e no Ensino Superior. Docente do ensino superior desde agosto de 2011. Leciona nas disciplinas de Filosofia da Educação e Sociologia da Educação para cursos de licenciatura em História, Matemática, Geografia, Física, Química, Letras, Pedagogia e Música. No curso de licenciatura em História, leciona nas disciplinas de História Medieval, e História Moderna entre outras. Nos cursos de Ciências Contábeis e Administração, leciona a disciplina de Filosofia e Ética. Atualmente, professor das disciplinas de Filosofia da Educação, Filosofia e Ética, História Moderna I.
Currículo Lattes

 

PROF.º ESPECIALISTA FERNANDO BENELLI POLES - VIOLONISTA E GUITARRISTA

Fernando PolesViolonista, Guitarrista e professor de música nascido em São Jose do Rio Preto, SP. Possui graduação em Bacharelado em Instrumento pela Universidade de Brasília (2003) e Faculdade de Música Carlos Gomes e pós-graduação em Docência no ensino superior, na FMU (2009), em São Paulo. Atualmente é professor de violão, teoria e iniciação musical no projeto Guri Santa Marcelina, em São Paulo, professor de violão, acústica, organologia e tecnologia musical na faculdade FACCAMP, em Campo Limpo Paulista, professor de guitarra, violão e tecnologia musical - Voice Escola de Música e professor de guitarra no instituto Rolling Stone. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ensino musical e produção musical.
Currículo Lattes

 

MARTA DE CILLO - EDUCADORA MUSICAL

Marta de CilloPós graduada em Práticas de Ensino Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Professora de Flauta-Doce, Canto, Técnica Vocal, Percussão Corporal. É pesquisadora do Grupo de Estudos Wolfsohn e Hart – FACCAMP. Estudou com Carol Mendelsohn (EUA), Saule Ryan (UK), Noah Pikes (UK) é membro fundadora do Latin Theatre International Wolfsohn and Hart Voice Work e está sob a orientação vocal de Paula Molinari. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa na aplicabilidade da técnica de desenvolvimento da expressão artística de Wolfsohn e Hart com crianças no processo de musicalização.
Currículo Lattes

 

PROF. LILIANA HARB BOLLOS

LILIANA HARB BOLLOSPianista e professora, é doutora em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, mestre em Música Popular e Ciência do Jazz e graduada em Música (performance em piano – jazz) pela Kunst Universität Graz (Áustria), bacharel e licenciada em Letras pela USP. Atualmente desenvolve uma pesquisa de Pós-Doutorado Harmonização no Piano em Grupo na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. É autora dos livros Bossa Nova e Crítica: Polifonia de Vozes na Imprensa (Annablume / Funarte, 2010), tese de doutorado premiada com o edital Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2010 e Clara na Música Popular (Editora Som, 2011), livro de ficção premiado no Edital Proac Publicação de Livros 2010 da Secretaria de Estado da Cultura. Na Áustria, país onde morou entre 1989 e 1996, atuou em diversos grupos musicais como Fernando Corrêa Quartet, Swing Collection e acompanhou artistas como o cantor americano Mark Murphy e a cantora alemã Melanie Bong, além de ter ministrado cursos livres sobre música popular e cultura brasileira. De volta ao Brasil em 1996, a pianista já se apresentou com Alaíde Costa, Ruy Castro & Sabá Quinteto (Projeto Bossa Nova), Orquestra Sinfônica de Santo André (com o Duo Fel), Coral USP (sob a regência de Thiago Pinheiro), entre outros. Foi professora de piano popular no Festival de Música de Ourinhos (2005) e no Curso de Férias de Tatuí (2007). É integrante do Quarteto Sonoro (com Daniel Allain, flauta, Sérgio Schreiber, violoncelo e Fernando Corrêa, violão e arranjos), tendo lançado recentemente o CD Sonoridades (2015). Como educadora, já foi professora da Faculdade de Música Carlos Gomes, da EMESP Tom Jobim e professora e do Conservatório de Tatuí. Atualmente é professora da FACCAMP, onde também coordena o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Música Popular.
Currículo Lattes

 

ANY LILIAN - PSICOPEDAGOGA

Currículo Lattes

 

PROF.º ME. PAULO HENRIQUE GUIMARÃES RAPOSO

PAULO HENRIQUE Mestre em composição musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), cursou Bacharelado em Música – Habilitação em guitarra – na Faculdade Santa Cecília (FASC – Pindamonhangaba) e Especialização em Composição Musical na Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG – São Paulo).
Como compositor, participou de três edições da Bienal da Música Brasileira Contemporânea (2009, 2011 e 2015), com as peças Concerto, Existência (ambas para piano e orquestra de câmara) e Mixture (para grupo de nove instrumentistas), sendo nas duas últimas edições contemplado pelo Prêmio Funarte de Composição Clássica. Em 2010 participou do Panorama da Música Brasileira Atual com a peça Jeux (para quarteto de clarinetas) e, em 2015, foi um dos compositores que integrou o projeto GuitarraAdoroGuitarra, promovido pelo Coletivo Tempo-Câmara, de São José dos Campos, onde foi estreada a peça Sucata em Eb (para flauta, 5 guitarras, violão, contrabaixo elétrico, piano e bateria) no auditório do SESC. Atuou como guitarrista profissional em diversos grupos de gêneros distintos, como o choro, bossa-nova, jazz, rock, heavy metal, forró, reggae, MPB, entre outros.
Atualmente se dedica à docência no ensino superior, na Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) e na Faculdade de Música Carlos Gomes. Foi professor de violão no Projeto Guri, nos polos de Lagoinha, Natividade da Serra e Pindamonhangaba.
Currículo Lattes

 

PROF.º ESP. ADRIANO VIEIRA

Adriano Vieira Licenciado em Música e especialista em Música Popular pela Faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP), formado em Regência Coral pela Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM). Estudou no Conservatório Municipal de Salto e Tatuí. Iniciou seus estudos em Musicalização infantil em 2000 com a professora Josette Feres. Apresentou-se no 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão como bolsista do Coral do Estado de São Paulo. Participou do Festival de Artes de Itu nas edições de 2004, 2005 e 2009. Estudou regência de coral infantil com Maestro Henry Leck (USA) e Lilia Valente (Brasil). Recebeu orientação vocal das professoras Paula Molinari, Ilda Sergl e Marta Mauler. Foi assistente de regência do Madrigal Vivace de Jundiaí em 2006. Desenvolveu intenso trabalho musical em escolas de música, projetos sociais e igrejas da região. Atualmente, rege os corais Vozes da Barreira de Jundiaí e Coral do CCI na Prefeitura de Louveira. Leciona a disciplina de Regência e prática coral no curso de Licenciatura em música na FACCAMP. Atua como professor orientador de musicalização e projetos de música na rede pública de ensino - Prefeitura Municipal de Jundiaí.
Currículo Lattes

 

PROF.º ME. HERALDO PAARMANN

Heraldo Paarmann É Bacharel em Música com Especialização em guitarra pela FIAM/FAAM-SP (1997), Pós Graduado (especialista) em Docência Superior em Música FMU-SP (2009) e Mestre em música (Educação musical) UNESP-IA (2016).
Foi guitarrista da banda Ultraje a Rigor (1991/2002) neste período lançou 2 discos com músicas inéditas e em 1999 ganhou o disco de ouro pela venda de 100.000 cópias do álbum 18 anos sem Tirar, em 1999 fundou o Quarteto de Guitarras elétricas Kroma executando diversas composições na forma de música de câmara. Em 2001 é lançado o primeiro CD com nome homônimo, pela gravadora Abril Music e em 2012 o cd Desconstruindo pelo selo APE Music. Em 2003 fundou a banda Ledness (tributo ao Led Zeppelin),
Desde 1989 participou de diversas gravações como músico de estúdio para vários artistas. É proprietário do estúdio Kromaton onde já produziu e gravou cerca de 100 trabalhos gravados. Leciona aulas particulares de guitarra,violão, contrabaixo, bateria e teoria musical desde 1984, é produtor, arranjador, compositor e técnico de gravação de áudio profissional. Foi colaborador na revista Cover Guitarra (97/98) e colunista das revistas Guitar Class (2002/2003), Backstage - Produção Musical (2003/2006) e Editora Scala (2010).
Multi-instrumentista; Especialidade: Guitarra; Instrumentos adicionais: Bateria, Contrabaixo e Violão popular.

Patrocinadores:

Encordoamentos Giannini (desde 2001),
Guitarras Cast (desde 1990),
Guitarras Eagle/Golden (desde 2010).
Currículo Lattes